quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Destaques: Língua Portuguesa

Gênero textual: crônica
Tema: copa do mundo
Professora: Anelí

Segue texto de duas alunas que se destacaram nas produções textuais:

Que país é esse?

Por volta de umas 05h00 eu tento acordar. Isso mesmo: tento acordar, mas não consigo.
Então lá estava eu, debaixo das cobertas num frio de 'rachar o coco". Foi quando olhei para o relógio, que já anunciava 06h15 da manhã. Vi que não havia mais jeito: ou eu levantava ou eu perdia a prova.
Foi quanto, bravamente, eu levantei, levando comigo meu cobertor, para tomar banho. Saí por volta das 6h45.
Daí pra frente, foi uma loucura que só:
- Lascô, eu vou me atrasar!
Vesti o uniforme, passei chapinha, daquele jeito, né?
Quando saí de casa, já era 07h05 e olha que o portão da escola fechava 07h10!
Como se já não bastasse isso, foi a vez do portão da minha casa " empacar". O bichinho não quria abrir de jeito nenhum.
_ DROGAAA...! Essa coisa de portão não quer abrir de forma alguma!
Eu o chutava, balançava e nada dele abrir.
Foi quando decidi colocar a chave na fechadura do portão e girá-la.|Não é que o portão abriu!
- Ah, abriu!
Saí correndo, quase caí, empurrei um carinha... Essas coisas!
Cheguei na escola, já ofegante. Foi então que avistei um cartaz que dizia:
" Caros alunos: não haverá aula por conta do jogo do Brasil. Atenciosamente, a Direção".
Mas isso é um absurdo! Uma situação desprezível de se presenciar. É difícil de acreditar que um país, em desenvolvimento, mas ainda de terceiro mundo, em que há uma porcentagem considerável de analfabetos, parar tudo, suspender um dia de aula por conta de um jogo que acontecerá de tarde. Que pais é esse ?

Débora Olivia  8 série C

Jogo na Rua

Telão instalado na esquina da padaria, ruas enfeitadas, vizinhança toda reunida, cenário perfeito... Quase tudo pronto para o dia mais aguardado durante todo o ano por todos: o jogo do Brasil. Comerciantes, jogadores, pessoas apaixonadas pela pátria e à procura de  um subterfúgio... ? Ah, realmente horário de jogo é sagrado: hora de esquecer os problemas, deixar as diferenças de lado e, todos unidos pela alegria de ser brasileiros, torcem como uma verdadeira família. Brigas e discussões mas, tudo em prol da vitória, pois o amor pelo país é maior.
Ruas e avenidas tomadas por loucos guerreiros e batalhadores, mais conhecidos como 'brasileiros'.
O dia em que vizinhanças, bairros, um país inteiros se rune, despretensiosamente, com um só intuito: o de torcer!
Prestes a acontecer o mais aguardado durante quatro anos (ruma ao Hexa): mãos trêmulas, olhos atentos, não há unha que se salve, vizinhança ansiosa, vão ao auge do delírio quando tem o amor retribuído com um gol. A festa verde e amarela é é de dar gosto, a emoção, a alegria, a felicidade, o orgulho de ser brasileiro... não há dinheiro que compre!

Ana Bruna - Oitava série C

3 comentários:

  1. Gostei muito dos dois texto. Mais o primeiro me fez pensa na realidade que acontece nesse país, com merito a aluna Débora Olivia (da oitava seri C. Sem esquece da aluna Ana Bruna também da oitava serie C, que relatou um país que para, pra assistir o jogo do seu país, e é uma emoção danada !!!

    Kauan Rodrigues Marques Setima Serie B

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Kauan!
    É muito bom podermos perceber um mesmo tema por vários olhares...

    ResponderExcluir
  3. Cara adorei os dois.
    Mais a Débora me fez ri demais com a parte do portão :)

    Parabéns as duas !

    ResponderExcluir