E os alunos da professora Karla se empenharam para montar as figuras geométricas estudadas em sala de aula... Fica aqui o registro de mais uma aula interessante, em que os alunos trabalharam em conjunto para realizarem os objetivos propostos pela professora!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
Dia da Família na Escola
Hoje foi dia de coral, sessão gratuita de cinema e brincadeiras diversas em nossa escola.
O coral dos segundos anos além de cantar, encenou o nascimento de Jesus para a plateia de familiares e amigos que puderam estar presentes e foi um sucesso!
Depois da apresentação, foi hora de brincadeira e lanche, enquanto a turma aguardava a sessão cinema:
E todas as crianças que compareceram ao nosso evento ganharam bolas de presente!
A Equipe Quirino agradece aos pais e alunos que puderam nos prestigiar e a todos os professores que dedicaram seu tempo à nossa escola. Bom final de semana e até a próxima!
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Bola pra frente!
Hoje foi o último dia de aplicação da prova Brasil nas oitavas séries e amanhã será o último dia de prova nas quartas-séries. O número de ausências foi baixo e pudemos perceber que a maioria se empenhou em buscar bons resultados.
Já a turminha das quintas-séries da manhã aproveitou para bater uma bolinha. Hoje foi o campeonato de futebol das quintas-séries. Claro que eles adoraram! Meninas e meninas aproveitaram para mostrar todos os 'dotes futebolísticos' e se divertir muito...
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Happy Halloween!
O Halloween, mais conhecido como festa do dia das bruxas, é celebrado em 31 de outubro. As celebrações ocorrem em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm
domingo, 30 de outubro de 2011
Dia 29 de outubro: dia nacional do livro
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro.
(fonte: http://www.criancafazarte.com.br/datas/datas_dialivro.htm )
(fonte: http://www.criancafazarte.com.br/datas/datas_dialivro.htm )
E você já escolheu um livro para começar a ler?
Aqui vão algumas dicas...
Dica de livros infantis:

Reinações de Narizinho é um livro infantil de Monteiro Lobato, que deu início à série que seria protagonizada no Sítio da Pica pau Amarelo. Apresenta os personagens de grande sucesso:: Emília, a boneca de pano que fala, Pedrinho e Narizino, as crianças que se aventuram pelo mundo da fantasia, o Visconde de Sabugosa , o sabugo de milho que é um sábio, Dona Benta, Tia Nastácial, Marques de Rabicó, Burro Falante e outros.O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos.

O Pequeno Príncipe , é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico.
Esta é a estória de um príncipe que vivia em um pequeno planeta. O narrador anônimo encontra o pequeno príncipe quando seu avião cai no Deserto do Saara. O narrador se empenha em consertar seu avião, quando ele ouve uma pequena voz lhe pedindo para desenhar uma ovelha. O príncipe então passa a contar como são as coisas em seu planeta.
É um livro cheio de mensagens e ensinamentos que pode ser lido em todas as idades.
Dica de livros infanto-juvenis:
Harry Potter

Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas , escrita pela escritora britânica J.K. Rowling. A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto daqueles que não são bruxos. Harry Potter vive com os tios, sem saber que faz parte de uma família de bruxos. Seus pais foram mortos pelo Lord Voldemort e ele foi o único a sobreviver. Harry entra na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece Rony e Hermione, amigos que passarão por vários apuros. Ao todo são sete livros, que levam o leitor a mergulhar em um mundo mágico e viver as aventuras do jovem bruxinho.
O diário da Princesa
Escrito pela americana Meg Cabot, o diário da Princesa conta história de Mia, uma adolescente de quinze anos que se acha uma "aberração" por ter um metro e oitenta de altura e nenhum peito. Vivendo problemas cotidianos, como a rivalidade com uma colega, a paixão pelo irmáo da melhor amiga, e questionando o fato de sua mãe namorar o seu professor de álgebra (um conhecido dela, quando em Nova Iorque e em Manhattan, onde vive, milhares de outras pessoas existem), ignora sua condição de herdeira ao trono do pequeno principado de Genovia (um fictício país europeu). Mia vem a saber disto quando seu pai, a quem vê apenas nos natais, descobre não poder ter mais filhos em razão de um câncer no testículo, e finalmente revela à filha sua condição nobiliárquica: Mia é uma princesa.
Ao todo são 10 livros contando a trajetória de menina comum e desconhecida até começar a viver sua vida como uma princesa.
( fonte: Wikipédia)
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Palestra sobre inclusão com a professora Regina
No mês de outubro, por ser o mês da criança, houve várias ações diferenciadas da prática comum de sala de aula. Uma das atividades realizadas foi a palestra dada pela professora Regina (que não faz parte do quadro de profissionais de nossa escola). Ela é deficiente visual.
A professora explicou para as crianças como lida com a cegueira , pois apesar de ter uma deficiência não é uma pessoa incapaz. Regina também é professora. E leva uma vida praticamente normal, o que precisa são de adaptações no seu cotidiano. Durante a paletra esclareceu as dúvidas dos alunos ( como se veste, como pega ônibus, como faz para comer, como usa a bengala, etc).
A professora Regina trouxe livros em braille e também utilizou dos disponíveis em nossa escola para ler para as crianças, que no início acharam que ela havia decorado o livro.
Todos puderam manusear os livros.
Deficientes visuais também jogam xadrez. Na foto abaixo, a professora mostra o tabuleiro diferenciado, adaptado. As peças possuem uma marca em relevo para que sejam 'lidas' pelos jogadores que assim, podem disputar partidas desse jogo tão interessante.
Ela mostrou aos alunos como fazia para reconhecer os rostos e eles prontamente quiseram ' ser reconhecidos'.
A professora também andou com os alunos pela escola, para que os mesmos percebessem como é sua locomoção e quais suas necessidades quanto a isso.
Houve até disputa para guiá-la na escadaria!
A visita da professora foi muito importante para mostrar aos alunos que apesar das dificuldades que cada um possui, todos são capazes de desenvolver habilidades e construírem suas vidas dignamente. Aceitar o diferente é uma tarefa que todos devemos realizar afinal, ninguém é igual a ninguém.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
" A leitura é o nosso avião rumo à imaginação..."
Um bom livro faz a gente sonhar...
No início do mês de outubro, os alunos da professora Karla participaram de uma roda de leitura. Puderam folhear, manusear e escolher à vontade livros de seu interesse. Um dia diferente do tradicional, que é a leitura em sala ( individual ou compartilhada).
Pela carinha de interesse dos alunos, pudemos perceber como gostaram de viajar nesse mundo mágico das palavras... Foi um dia muito especial para a turminha da quarta-série!
Assinar:
Postagens (Atom)





























