domingo, 30 de outubro de 2011

Dia 29 de outubro: dia nacional do livro

O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro.
(fonte: http://www.criancafazarte.com.br/datas/datas_dialivro.htm )

E você já escolheu um livro para começar a ler?
Aqui vão algumas dicas...

Dica de livros infantis:



Reinações de Narizinho é um  livro  infantil de Monteiro Lobato, que deu  início à série que seria protagonizada no Sítio da Pica pau Amarelo. Apresenta os personagens de grande sucesso:: Emília, a boneca de pano que fala,  Pedrinho e Narizino, as crianças que se aventuram pelo mundo da fantasia, o Visconde de Sabugosa , o sabugo de milho que é um sábio,  Dona Benta, Tia Nastácial, Marques de Rabicó, Burro Falante e outros.O livro é composto de várias pequenas histórias, previamente publicadas, compostas em capítulos.



O Pequeno Príncipe , é um  romance  do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico.
Esta é a estória de um príncipe que vivia em um pequeno planeta. O narrador anônimo encontra o pequeno príncipe quando seu avião cai no Deserto do Saara. O narrador se empenha em consertar seu avião, quando ele ouve uma pequena voz lhe pedindo para desenhar uma ovelha.  O príncipe então passa a contar como são as coisas em seu planeta.
É um livro cheio de mensagens e ensinamentos que pode ser lido em todas as idades.


Dica de livros infanto-juvenis:

Harry Potter
Harry Potter é uma série de aventuras fantásticas , escrita pela escritora  britânica J.K. Rowling. A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto daqueles que não são bruxos. Harry Potter vive com os tios, sem saber que faz parte de uma família de bruxos. Seus pais foram mortos pelo Lord Voldemort e ele foi o único a sobreviver. Harry entra na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde conhece Rony e Hermione, amigos que passarão por vários  apuros. Ao todo são sete livros, que levam o leitor a mergulhar em um mundo mágico e viver as aventuras do jovem bruxinho.






O diário da Princesa

Escrito pela americana Meg Cabot, o diário da Princesa conta história de Mia, uma adolescente de quinze anos que se acha uma "aberração" por ter um metro e oitenta de altura e nenhum peito. Vivendo problemas cotidianos, como a rivalidade com uma colega, a paixão pelo irmáo da melhor amiga, e questionando o fato de sua mãe namorar o seu professor de álgebra (um conhecido dela, quando em Nova Iorque e em Manhattan, onde vive, milhares de outras pessoas existem), ignora sua condição de herdeira ao trono do pequeno principado de Genovia (um fictício país europeu). Mia vem a saber disto quando seu pai, a quem vê apenas nos natais, descobre não poder ter mais filhos em razão de um câncer no testículo, e finalmente revela à filha sua condição nobiliárquica: Mia é uma princesa.
Ao todo são 10 livros contando a trajetória de menina comum e desconhecida até  começar a viver sua vida como uma princesa.

( fonte: Wikipédia)

Um comentário:

  1. "Um país é feito de homens e livros".
    Adorei as dicas de leitura. O Pequeno Príncipe é o meu livro de cabeceira. Beijos, profª Karla.

    ResponderExcluir