sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Palestra sobre inclusão com a professora Regina

No mês de outubro, por ser o mês da criança, houve várias ações diferenciadas da prática comum de sala de aula. Uma das atividades realizadas foi a palestra dada pela professora Regina (que não faz parte do quadro de profissionais de nossa escola). Ela  é deficiente visual.  
A professora explicou para as crianças como lida com a cegueira ,  pois apesar de ter uma deficiência não é uma pessoa incapaz. Regina  também é professora. E leva uma vida praticamente normal, o que precisa são de adaptações no seu cotidiano. Durante a paletra esclareceu as dúvidas dos alunos ( como se veste, como pega ônibus, como faz para comer, como usa a bengala, etc).




A professora Regina trouxe livros em braille e também utilizou dos disponíveis em nossa escola para ler para as crianças, que no início acharam que ela havia decorado o livro.



Todos puderam manusear os livros.


Deficientes visuais também jogam xadrez. Na foto abaixo, a professora mostra o tabuleiro diferenciado, adaptado. As peças possuem uma marca em relevo para que sejam 'lidas' pelos jogadores que assim, podem disputar partidas desse jogo tão interessante.
Ela mostrou aos alunos como fazia para reconhecer os rostos e eles prontamente quiseram ' ser reconhecidos'.


A professora também andou com os alunos pela escola, para que os mesmos percebessem como é sua locomoção e quais suas necessidades quanto a isso.
Houve até disputa para guiá-la na escadaria!



A visita da professora foi muito importante para mostrar aos alunos que apesar das dificuldades que cada um possui, todos são capazes de desenvolver habilidades e construírem suas vidas dignamente.  Aceitar o diferente é uma tarefa que todos devemos realizar afinal, ninguém é igual a ninguém.

Um comentário:

  1. Com certeza, foi um dia inesquecível para os nossos alunos! Parabéns! Profª Karla

    ResponderExcluir