Mostrando postagens com marcador ações. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ações. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reaproveitamento de materiais nas aulas de artes

Atividade realizada com as caixas de papelão provenientes da entrega de material para os alunos pela professora Eliana e a primeira série D:




sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Palestra sobre inclusão com a professora Regina

No mês de outubro, por ser o mês da criança, houve várias ações diferenciadas da prática comum de sala de aula. Uma das atividades realizadas foi a palestra dada pela professora Regina (que não faz parte do quadro de profissionais de nossa escola). Ela  é deficiente visual.  
A professora explicou para as crianças como lida com a cegueira ,  pois apesar de ter uma deficiência não é uma pessoa incapaz. Regina  também é professora. E leva uma vida praticamente normal, o que precisa são de adaptações no seu cotidiano. Durante a paletra esclareceu as dúvidas dos alunos ( como se veste, como pega ônibus, como faz para comer, como usa a bengala, etc).




A professora Regina trouxe livros em braille e também utilizou dos disponíveis em nossa escola para ler para as crianças, que no início acharam que ela havia decorado o livro.



Todos puderam manusear os livros.


Deficientes visuais também jogam xadrez. Na foto abaixo, a professora mostra o tabuleiro diferenciado, adaptado. As peças possuem uma marca em relevo para que sejam 'lidas' pelos jogadores que assim, podem disputar partidas desse jogo tão interessante.
Ela mostrou aos alunos como fazia para reconhecer os rostos e eles prontamente quiseram ' ser reconhecidos'.


A professora também andou com os alunos pela escola, para que os mesmos percebessem como é sua locomoção e quais suas necessidades quanto a isso.
Houve até disputa para guiá-la na escadaria!



A visita da professora foi muito importante para mostrar aos alunos que apesar das dificuldades que cada um possui, todos são capazes de desenvolver habilidades e construírem suas vidas dignamente.  Aceitar o diferente é uma tarefa que todos devemos realizar afinal, ninguém é igual a ninguém.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

" A leitura é o nosso avião rumo à imaginação..."

Um bom livro faz a gente sonhar...


No início do mês de outubro, os alunos da professora Karla participaram de uma roda de leitura. Puderam folhear, manusear e escolher à vontade livros de seu interesse. Um dia diferente do tradicional, que é a leitura em sala ( individual ou compartilhada).
Pela carinha de interesse dos alunos, pudemos perceber como gostaram de viajar nesse mundo mágico das palavras... Foi um dia muito especial para a turminha da quarta-série!











terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana das crianças... oficinas diversas no nível fundamental I !

Este ano comemoramos 10 anos de oficinas no dia das crianças!
Parabéns a todas professoras que tem colaborado para que esse evento seja possível!



Hoje foi dia de atividades diferenciadas para os alunos do nível I.
Tivemos oficinas artesanais, atividades esportivas e muita diversão.
Aqui algumas fotos desses momentos:









quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. ( fonte:Sesc SP)

Hoje as equipes de futebol masculino e feminino de nossa escola foram participar de jogos no Sesc e tiveram a grata oportunidade de encontrar o ex-jogador Vampeta.
Além de se exercitarem, nossos alunos puderam tietar o ex-craque ( e eu e a professora Adriana também...)
Seguem fotos da parte da manhã:






Nos jogos masculinos os meninos empataram em 5X5 com a EMEF Nilo Peçanha e ganharam de 12X3 da EMEF Paulo Prado:





segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Campanha de combate à dengue no Quirino!


Durante as duas últimas semanas de fevereiro, foi realizada a campanha de prevenção e combate à dengue.
Nesse período, os alunos ouviram explicações, participaram de discussões, realizaram pesquisas e produziram textos e cartazes sobre o assunto.  
A campanha terminou, mas o trabalho de combate deve continuar!
Muita atenção!
Com a dengue, não se brinca!