domingo, 7 de abril de 2013

Inglês no ensino fundamental I

Desde a  semana passada estamos trabalhando a escuta (listening) de histórias nos segundos anos e também a produção oral (speaking).
(Nessas salas não trabalhamos a produção escrita, somente oral pois os alunos ainda estão em processo de alfabetização em língua portuguesa).
Os alunos escutam as histórias, familiarizam-se com as novas palavras, treinam a pronúncia, identificam o que é dito e depois reproduzem o trecho do livro que mais gostaram em desenhos.

O primeiro livro foi: Lenny has lunch







Os trabalhos a seguir foram feitos pelos alunos das professoras Maria José e Cristiane:












Projeto Roda de Leitura da 4C - Professora Maria Isabel

E os destaque pequeno leitor vai para a aluna Sabrina Ramos que até o momento já leu vários livros interessantes neste ano. Segue a lista passada por ela com os títulos:

São Mingau
Meu irmão pestinha 2 e 3
Eu sei o que vocês fizeram na tarde passada
Ensaio de monstros
As meninas do bairro das pitangueiras
Previsões astrológicas
O sumiço dos passarinhos
O sofredor do vestibular
O aniversário de 15 anos da Marina
A maravilhosa fábrica de automóveis
Fazendo uma boquinha
Não tem graça
Descobri onde você trabalha
Clic-Clic, a máquina biruta do seu Otávio
de Maurício de Souza

Minha andorinhas - Edméia Faria
Um passeio pela escola - Cláudio Martins
O aprendiz de feiticeiro - Xuxa
A boneca de pano - Rubem Alves
Rima rica - Rima pobre - Karin Sá Rego e Daniel Kondo
O diário de Anne Frank - Anne Frank
A fada que tinha ideias - Fernanda Lopes de Almeida
 

A bela adormecida
O dia do piquenique
Sapatos dançantes
A festa da Barbie
Venho das nuvens
Arte e beleza na ginástica
A dança da amizade
Um ritmo contagiante
José se torna governador
O pássaro da chuva
Barbie e suas amigas
O guarda-roupa da Barbie
Barbie no Brasil



E não se esqueça:

sábado, 30 de março de 2013

O ovo da vida

 
 
 
Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?
Tem ovo com vida de passarinho dentro. Ovo com pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra… Tem ovo de todos os tamanhos e vida de todos os jeitos.
Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à dona Galinha:
- Ó, dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo me diga uma coisa, o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha. É ovo gorado, ovo falso, falsificado.
Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar.
O galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por aqui e por ali até que encontrei a dona Coruja numa árvore.
Repeti a minha pergunta:
- Ó, dona Coruja, a senhora me diga, por favor, o que é que nasce de um ovo de Páscoa? A senhora sabe?
Dona Coruja deu uma risadinha superior e esbugalhou os olhos:
- É claro que nascem corujinhas. As corujas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo…
Deixei Dona Coruja se elogiando e fui pelo meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
- Dona Cobra, me diga se possível for, o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
E a Dona Cobra sibilou apressada:
- Cobrinha, ora!
Eu fui dormir chocando esses pensamentos. No dia seguinte nasceu na minha cabeça a ideia de procurar dona Coelha na sua casa.
Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa, não devia?
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei sua linda casinha.
A casa mais parecia um formigueiro, cheia de coelhos, todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho no fogão de lenha, cantando com sua imensa família:
- Meu limão, meu limoeiro…
Eu cheguei junto dela falando:
- Desculpe Dona Coelha, eu andei por ai perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa e ninguém soube me responder direito, até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu nunca ouvi dizer uma coisa dessas. Parece até brincadeira.
Dona Coelha sorriu sábios sorrisos:
- Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho de sua vida. Ovo de coruja vira coruja, ovo de cobra vira cobra. É preciso tomar muito cuidado na hora de fazer os ovos de Páscoa.
Eu continuei sem entender nada. E Dona Coelha continuou explicando:
- O que a pessoa coloca dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce amizade, nasce carinho, felicidade, alegria…
Dona Coelha recomeçou a cantar com a sua família e eu saí de lá carregada de ovos de Páscoa. Quando cheguei em casa, peguei meus cartões de Páscoa . Fui escrevendo tudo o que estava no meu coração para cada uma das pessoas.
Nasceu carinho, alegria, amor. E, quando pensava nos cartões e nos ovos de páscoa parecia que cada ovo brilhava cheio de vida.
 
 
E você, o que vai colocar no seu ovo?
 
 
 
(Autoria desconhecida - Texto trabalhado com alunos das terceiras e quartas-séries do ensino fundamental I)

sexta-feira, 29 de março de 2013

A História da Páscoa

 
Vídeo lindo apresentado pela nossa coordenadora Elaine,  em nosso horário de estudo. 
 Vale muito à pena assistir!
 


( fonte: you tube)

quinta-feira, 28 de março de 2013

Páscoa... tempo de renascimento!

Ao longo da semana, várias atividades foram desenvolvidas pela criançada para celebrar a Páscoa. . .
Aqui está uma pequena mostra:
 




 
 
 





 
 


 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reaproveitamento de materiais nas aulas de artes

Atividade realizada com as caixas de papelão provenientes da entrega de material para os alunos pela professora Eliana e a primeira série D: