segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Desafio de lógica...

Atividade de matemática
Professora Elieti
Turma das quintas séries da manhã

Desafio: construir triângulos utilizando palitinhos de  pirulito conforme o solicitado:
2 triângulos utilizando 5 palitos
3 triângulos utilizando 7 palitos
4 triângulos utilizando 9 palitos
5 triângulos utilizando 9 palitos

4 triângulos utilizando 6 palitos

A sala foi dividida em grupos e os alunos se divertiram realizando a tarefa:












As respostas do desafio...

2 triângulos utilizando 5 palitos


3 triângulos utilizando 7 palitos


4 triângulos utilizando 9 palitos

5 triângulos utilizando 9 palitos



E o grupo que descobriu a última resposta do desafio: 4 triângulos utilizando 6 palitos




Parabéns a todos alunos que se empenharam em realizar as tarefas !
E parabéns à professora Elieti, sempre contribuindo com atividades diferenciadas para estimular o aprendizado da garotada!



sábado, 15 de outubro de 2011

O dia dos professores

O Dia do Professor como Feriado Nacional

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor )



Mensagem aos professores


Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

http://www.mensagenscomamor.com/oracao_mensagem_frases_dia_do_professor.htm

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Último dia da semana das crianças...

E hoje, para finalizar a semana das crianças, tivemos festinha de comemoração nas salas de aula, lanche especial no intervalo com direito à pizza e  também muitas atividades lúdicas.  Não foi possível registrar fotos de todas as salas  e momentos mas, vejamos aqui o que foi possível registrar. . .






quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que rolou hoje. . . Semana da criança!

Apesar da chuva, que não permitiu que as brincadeiras fossem realizadas na quadra, foi possível muita diversão e espírito de equipe nas atividades desenvolvidas no pátio interno.
A garotada do nível fundamental I se divertiu muito com as provas elaboradas pelas professoras de educação física Vera, Adriana e Luciana!

Vejamos alguns momentos do dia de hoje. . .


Professoras passando as intruções antes do início das atividades...



Corrida do ovo na colher


 Corrida do bate bola


Corrida de sacos



Corrida para sentar e estourar a bola 



Dança das cadeiras




E ainda rolou uma sessão cinema com a turminha da quarta-série!


E amanhã tem mais. . . !
Festinha de encerramento nas salas de aula!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Semana das crianças... oficinas diversas no nível fundamental I !

Este ano comemoramos 10 anos de oficinas no dia das crianças!
Parabéns a todas professoras que tem colaborado para que esse evento seja possível!



Hoje foi dia de atividades diferenciadas para os alunos do nível I.
Tivemos oficinas artesanais, atividades esportivas e muita diversão.
Aqui algumas fotos desses momentos:









quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atividades pedagógicas em destaque

Ensino Fundamental I - Agosto - Mês do folclore





Ensino Fundamental II

Experiência de Ciências 



Gincana de língua inglesa na 5o. C - Partes do corpo

domingo, 4 de setembro de 2011

Olimpíadas... Atletismo

Dia 22/08 foi a vez da final municipal do atletismo e nossos alunos representaram muito bem a nossa escola:
- Ana Gisele: 5º lugar no salto em distância;
- Alex: 8º lugar nos 100 metros e 7º lugar nos 200 metros;
- Abner: 3º lugar nos 200 metros.
Parabéns aos alunos participantes!!!