quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Páscoa

      

A Páscoa é a mais importante festa do cristianismo. É nela que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Para os hebreus a páscoa judaica 'pesseach' se originou há cerca de 3 mil anos. É um marco na história do povo judeu  a travessia do mar Vermelho sob a liderança de Moisés, ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito. Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação.
      A festa passou a ser cristã depois da última ceia de Jesus com os apóstolos, um dia antes de sua crucificação, que passou a ser chamada de Quinta-Feira Santa. Os cristãos celebram a Páscoa como a ressurreição de Cristo e sua passagem para o céu no domingo de Páscoa.
      Os festejos em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados. Vamos conhecer um pouco dessa magia que encanta crianças e adultos.
Europa, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
      As origens da Páscoa remontam aos antigos rituais pagãos do início da primavera  que no Hemisfério Norte têm início em março. As tradições nestes lugares incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa. Uma das brincadeiras é deixar os ovos rolarem ladeira abaixo, e o vencedor será aquele que deixar o ovo rolar mais longe sem quebrar.
      Segundo a tradição local, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos". Os ovos são decorados para presentear amigos e parentes. Para eles, receber ovos pintados traz boa sorte, fertilidade, amor e fortuna. É um trabalho muito bonito.
Estados Unidos 
     A caça ao ovo é a brincadeira mais tradicional. Os ovos são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a caça ao ovo é um evento da comunidade local, e é usada uma praça pública para esconder os ovos.
Brasil e América Latina
      As crianças montam os ninhos com vime, madeira e papelão e depois os enchem de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados nos cantos da casa para que o coelhinho possa colocar os ovinhos e os doces na madrugada da Páscoa.

Texto de Cinderela M. F. Caldeira


terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do índio - 19 de abril


O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

18 de abril dia nacional do livro infantil



No dia  18 de abril foi comemoramos o dia nacional da  literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
Segundo o escritor: “Um país se faz com homens e com livros”.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, aos 18 de abril de 1882.
Dentre suas obras infantis, destacam-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).

Para saber mais acesse::

sábado, 26 de março de 2011

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
















O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". (texto retirado do Portal da Família - http://www.portaldafamilia.org/).
Trabalho realizado pelos alunos e professores do ensino fundamental II do período da tarde.









sábado, 12 de março de 2011

V Olimpíadas Estudantis!!!

Este ano, novamente, teremos participação garantida na V Olimpíadas Estudantis.
Espero e desejo que este ano, nossos alunos/atletas, possam aproveitar ao máximo esse evento, visando a superação, o esforço, o trabalho em equipe e lógico que não pode faltar a diversão!
Boa sorte às equipes e alunos inscritos!!!

terça-feira, 8 de março de 2011

Nossa escola também tem carnaval!!!





























Dia 04/03 foi realizado um pequeno baile de carnaval com os alunos de Fund I, teve muito confete, serpentina e muita dança... as professoras também curtiram a festa e dançaram muiiito!

sábado, 5 de março de 2011

Campanha contra à Dengue no Quirino

Como já foi explicado no post anterior, nossos alunos trabalharam nessas duas últimas semanas de fevereiro na campanha contra à Dengue. As professoras Lusia, Marcia e Claudia aproveitaram a campanha e trabalharam também o lado artístico dos alunos, além dos folhetos explicativos.