quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Páscoa

      

A Páscoa é a mais importante festa do cristianismo. É nela que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Para os hebreus a páscoa judaica 'pesseach' se originou há cerca de 3 mil anos. É um marco na história do povo judeu  a travessia do mar Vermelho sob a liderança de Moisés, ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito. Comemoravam assim a passagem da escravidão para a libertação.
      A festa passou a ser cristã depois da última ceia de Jesus com os apóstolos, um dia antes de sua crucificação, que passou a ser chamada de Quinta-Feira Santa. Os cristãos celebram a Páscoa como a ressurreição de Cristo e sua passagem para o céu no domingo de Páscoa.
      Os festejos em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados. Vamos conhecer um pouco dessa magia que encanta crianças e adultos.
Europa, Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
      As origens da Páscoa remontam aos antigos rituais pagãos do início da primavera  que no Hemisfério Norte têm início em março. As tradições nestes lugares incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa. Uma das brincadeiras é deixar os ovos rolarem ladeira abaixo, e o vencedor será aquele que deixar o ovo rolar mais longe sem quebrar.
      Segundo a tradição local, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos". Os ovos são decorados para presentear amigos e parentes. Para eles, receber ovos pintados traz boa sorte, fertilidade, amor e fortuna. É um trabalho muito bonito.
Estados Unidos 
     A caça ao ovo é a brincadeira mais tradicional. Os ovos são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a caça ao ovo é um evento da comunidade local, e é usada uma praça pública para esconder os ovos.
Brasil e América Latina
      As crianças montam os ninhos com vime, madeira e papelão e depois os enchem de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados nos cantos da casa para que o coelhinho possa colocar os ovinhos e os doces na madrugada da Páscoa.

Texto de Cinderela M. F. Caldeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário